The critical intertwining of historicity: historicity as phenomenological and existential crisis in Merleau-Ponty's works
Ano 15 nº 29 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Duane Davis
Resumo:
As considerações de Merleau-Ponty sobre a historicidade são significativas, tanto como um relato fenomenológico, quanto como um relato existencial de nossa situação histórica. Naturalmente, estes aspectos de seu trabalho não se excluem mutuamente, mas se entrelaçam. E cada aspecto contribui para o sentido da crise da historicidade humana. Primeiro consideraremos a crise fenomenológica da historicidade – ou seja, consideraremos a crise da historicidade fenomenologicamente. Esta é a tentativa de revelar as condições da possibilidade da história a partir da história ou da estrutura de nossa situação histórica – onde a posição de Merleau-Ponty se afasta da fenomenologia husserliana. Em seguida, consideraremos a crise existencial de historicidade – ou seja, consideraremos a crise de historicidade existencialmente. Esta é a tentativa de compreender o imperativo de que as coisas são importantes para nós historicamente. Finalmente, vamos indicar brevemente a importância destes aspectos de nossa historicidade como um entrelaçamento crítico. Este entrelaçamento crítico revela a intrusão mútua do “como” e do “porquê” de nossa historicidade, que Merleau-Ponty descreve no final de sua carreira como uma existência chiasmática dentro da carne do mundo. O cruzamento crítico como interrogatório de nosso ser histórico fornece o “quem”, “o quê”, “quando” e “onde” de nossa historicidade.
Abstract:
Merleau-Ponty’s account of historicity is significant both as a phenomenological account and as an existential account of our historical situation. Of course, these aspects of his work are not mutually exclusive, but intertwined. And each aspect contributes to the sense of crisis of human historicity. We will first consider the phenomenological crisis of historicity - which is to say, we will consider the crisis of historicity phenomenologically. This is the attempt to reveal the conditions of the possibility of history from within history or the structure of our historical situation - where Merleau-Ponty’s position departs from Husserlian phenomenology. Next, we will consider the existential crisis of historicity - which is to say, we will consider the crisis of historicity existentially. This is the attempt to understand the imperative that things matter to us historically. Finally, we will briefly indicate the importance of these aspects of our historicity as a critical intertwining. This critical intertwining reveals the mutual encroachment of the “how” and the “why” of our historicity, which Merleau-Ponty describes at the end of his career as chiasmic existence within the flesh of the world. The critical intertwining as interrogation of our historical being provides the "who" "what" "when" and "where" of our historicity.
ISSN: 1984-4255
DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.29.2
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/81689
Palavras-Chave: Merleau-Ponty. Historicity. Existencial Crisis.
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