Odor, chamas e fumaça: a Covid e a incendiosa crise da razão

Ano 15 nº 29 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Claudinei Aparecido de Freitas da Silva

Resumo:

O texto parte de um diagnóstico fenomenológico: o de que toda emergência pandêmica (como a da covid, por exemplo) é o sintoma fatídico de um estado de crise motivado nas entranhas mesmas ontológicas da racionalidade tal qual toma forma em nossa cultura no Ocidente. A tarefa do pensamento não consiste em destruir a razão, mas salvaguardá-la ante o perigo, sempre iminente, do irracionalismo. Assim, toda forma de obscurantismo emerge como uma figura decadente tendo como pano de fundo sintomático a crise da própria razão; crise essa instalada pela distinção de princípio entre cultura e natureza tão bem prefigurada por Marx e aprofundada por Merleau-Ponty. O texto examina esse ponto nevrálgico e termina realçando o caráter essencial e, portanto, inalienavelmente político desse fenômeno.

Abstract:

The text starts from a phenomenological diagnosis: that every pandemic emergency (such as that of covid, for example) is the fatal symptom of a state of crisis motivated in the same ontological entrails of rationality as it takes shape in our Western culture. The task of thought is not to destroy reason, but to safeguard it in the face of the ever-imminent danger of irrationalism. Thus, every form of obscurantism emerges as a decadent figure with a symptomatic backdrop to the crisis of reason itself; crisis that was installed by the distinction of principle between culture and nature so well prefigured by Marx and deepened by Merleau-Ponty. The text examines this neuralgic point and ends by highlighting the essential character and therefore political inalienably this phenomenon.

ISSN: 1984-4255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.29.4

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/81356

Palavras-Chave: Covid. Crise. Razão. Polis. Fenomenologia.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.