Sovereignty under trial: crisis in Augustine of Hippo's political theology, between Carl Schmitt and Erik Peterson

Ano 15 nº 29 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Martin Grassi

Resumo:

Neste artigo argumento que o conceito de crise está no coração da Teologia Política, focalizando o trabalho principal de Agostinho de Hipona, A Cidade de Deus. A estratégia de Agostinho é reunir os significados médicos e teológicos da crise para defender a soberania única do Único Deus, o único que decide e julga ao longo do curso crítico da história e o Único que porá fim a tudo com Seu Juízo Final. O foco no tratado de Agostinho também mostrará como a disputa teológica política entre Carl Schmitt e Erik Peterson deve ser examinada mais uma vez, principalmente para redefinir o conceito de soberania pelo conceito de crise, pois ser considerado um soberano é em si algo a ser decidido.        

Abstract:

In this paper I will argue that the concept of crisis is at the heart of Political Theology by focusing on the major work of Augustine of Hippo, The City of God. Augustine’s strategy is to gather both medical and theological meanings of crisis to argue for the unique sovereignty of the One God, the only one that decides and judges over the critical course of history and the One that will bring everything to an end by His Final Judgement. The focus on Augustine’s treatise will also show how the Political Theology quarrel between Carl Schmitt and Erik Peterson should be examined once again, mainly to redefine the concept of sovereignty by the concept of crisis, for to be considered a sovereign is in itself something to be decided on.

ISSN: 1984-4255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.29.9

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/81378

Palavras-Chave: Crise. Soberania. Teologia Política. Cidade de Deus. Schmitt. Peterson.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.