Afetividade e valores segundo Edith Stein

Ano 15 nº 29 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Martina Korelc

Resumo:

O artigo apresenta a explicação fenomenológica da dimensão afetiva da pessoa humana e da sua relação com os valores, no pensamento da Edith Stein. O que diferencia a abordagem deste tema segundo a autora é precisamente a orientação para a explicação da pessoa humana: os diferentes tipos de vivências afetivas, conforme a sua origem em diferentes estratos da alma, constituem a pessoa, que se faz conhecer pela sua abertura aos valores que nas vivências de sentimentos são apreendidos.

Abstract:

The article presents the phenomenological explanation of the affective dimension of the human person and its relationship with values, in the thought of Edith Stein. What distinguishes the approach to this theme according to the author is precisely the orientation toward the explanation of the human person: the different types of affective experiences, according to their origin in different strata of the soul, constitute the person, who makes herself known by her openness to the values that in the experiences of feelings are apprehended.

ISSN: 1984-4255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.29.13

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/81436

Palavras-Chave: Edith Stein. Afetividade. Valores.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.