Em torno da inversão do Ethos em nosso tempo, ou das ilusões axiológicas

Ano 15 nº 29 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Daniel Rodrigues Ramos

Resumo:

Analisa-se a crise da ética a partir da discussão de questões centrais na fenomenologia de Scheler. Não se trata de recolocar o tema acima e recompor os seus argumentos enquanto elementos já presentes na ética material e fenomenológica do pensador, mas sim de pôr essa fenomenologia a serviço da elucidação e compreensão do sentido radical da crise. Nesse sentido, remete-se para a radicalidade da crise atual, considerando-a como um movimento histórico da modernidade, pelo qual se inverte, em base da estrutura vivencial do homem moderno, a hierarquia axiológica e deformam-se as relações originárias entre os valores, promovendo uma subversão do ethos. Para tanto, destacam-se as ilusões na percepção afetiva dos valores como sinais que reenviam para o núcleo do ethos vigente e sua atual dissolução.     

Abstract:

This paper analyzes the crisis of ethics based on the discussion of central questions in Scheler’s phenomenology. It is not a matter of replacing the theme above and recomposing its arguments as elements already present in the thinker’s material and phenomenological ethics, but of putting this phenomenology at the service of the elucidation and understanding of the radical meaning of the crisis. In this sense, we refer to the radicality of the current crisis, considering it as a historical movement of modernity, through which the axiological hierarchy is inverted, based on the living structure of modern man, and the original relations between values are deformed, promoting a subversion of the ethos. To this end, the illusions in the affective perception of values are highlighted as signs that refer back to the core of the prevailing ethos and its current dissolution.

  

ISSN: 1984-4255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.29.14

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/81365

Palavras-Chave: Crise. Ética. Valores. Ilusão. Percepção afetiva.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.