Deleuze e duas apropriações do dionisíaco nietzschiano para um pensamento sem sujeito

Ano 15 nº 29 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Leandro Lelis Matos

Resumo:

O objetivo deste artigo é destacar e discutir dois momentos nos quais Deleuze se apropria da noção nietzschiana de dionisíaco, para compor o programa de um pensamento sem imagem em oposição ao pensamento da representação. A primeira apropriação diz respeito à questão de um novo discurso filosófico em prol de individuações e singularidades anteriores à “forma sujeito”. A segunda apropriação corresponde à defesa de um pensamento imanente, que ocorre na superfície e não recorre a modelos bem centrados. Trata-se de verificar em quais pontos a influência de Nietzsche foi decisiva para Deleuze compor um novo pensamento em Diferença e repetição, conferindo destaque a noções de individuação, singularidade, diferença e arte.

Abstract:

The aim of this article is to highlight and discuss two moments in which Deleuze appropriates the Nietzschean notion of Dionysian, to compose the program of a thought without image in opposition to the thought of representation.The first appropriation concerns the question of a new philosophical discourse in favor of individuations and singularities prior to the “subject form”. The second appropriation corresponds to the defense of an immanent thought, which occurs on the surface and does not resort to well-centered models. It is about verifying at which points Nietzsche's influence was decisive for Deleuze to compose a new thought in Difference and Repetition, highlighting the notions of individuation, singularity, difference and art.

ISSN: 1984-4255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.29.18

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/80584

Palavras-Chave: Deleuze. Nietzsche. Dionisíaco. Pensamento.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.