Lakatos, leitor dos programas de investigação de Popper

Ano 15 nº 30 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Elizabeth Assis Dias

Resumo:

Lakatos é um filósofo que fez parte do círculo dos discípulos de Popper e que até certo ponto seguiu seu mestre. Ao elaborar sua noção de programa de investigação científica adotou muitas ideias defendidas por Popper, mas também tinha a pretensão de superá-lo Neste trabalho, tomando por base a noção de “programa de investigação”, que no nosso entender se faz presente no pensamento dos dois filósofos, o nosso objetivo é investigar em que aspectos Lakatos deu um passo a frente de seu mestre. Para tal, iremos primeiramente, evidenciar que em Popper já se encontra elaborada a noção de “programa de investigação”, considerando suas ideias acerca da “estrutura organizada,” que norteia as investigações científicas e de “programa de investigação metafísica”. Posteriormente, iremos apresentar a noção de “programa de investigação científica” de Lakatos como uma releitura dos programas popperianos, procurando evidenciar que ele deu unidade e maior sistematicidade aos mesmos e procurou solucionar certos impasses que os fragilizavam.

Abstract:

Lakatos is a philosopher who was part of Popper's circle of disciples and who to some extent followed his master. When elaborating his notion of a scientific investigation program, he adopted many ideas defended by Popper, but he also intended to overcome him. In this paper, based on the notion of “research program”, which in our understanding is present in the thinking of the two philosophers, our objective is to investigate in which aspects Lakatos took a step ahead of his master. To this end, we will first show that in Popper the notion of “research program” is already elaborated, considering his ideas about the “organized structure” that guides scientific investigations and the “metaphysical research program”. Subsequently, we will present Lakatos' notion of “scientific research program”, as a rereading of Popperian programs, seeking to show that he gave them unity and greater systematicity and sought to resolve certain impasses that weakened them.

ISSN: 1984-4255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/83459

Palavras-Chave: Estrutura organizada. Programas de investigação. Heurística. Racionalidade científica. Progresso.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.