O misticismo quântico e os desafios impostos à epistemologia e ao conhecimento científico

Ano 15 nº 30 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Eduardo Simões

Resumo:

O objetivo do presente artigo é o de apresentar o tema do misticismo quântico, até então negligenciado pela maioria dos epistemólogos, como um assunto, ao mesmo tempo instigante, também desafiador. Quando as posições místicas nascem de interpretações científicas legítimas, portanto, conciliadoras com a ciência, a exemplo de muitos aspectos do antirrealismo de muitas interpretações ortodoxas da mecânica quântica, tratam-se tão somente de problemas epistêmicos para os quais reflexões e elucidações são exigidas, mas que não comprometem o poder preditivo e de aplicação da teoria. Por outro lado, quando tais posições passam a ser desafiadoras da ciência, aí temos um desafio que nos é imposto para o qual soluções são exigidas. É justamente esse momento que estamos vivenciando no interior da ciência física: um emaranhado de teorias místicas que sequer tangenciam as finalidades e identidade da teoria quântica se colocam como se fossem verdades. Cabe à própria teoria quântica, contudo, refletir sobre o seu percentual de comprometimento com esse estado de coisas, visto de sua conformidade histórica com atitudes de indeterminação, incerteza, descontinuidade e falta de nexo causal.

Abstract:

The aim of this article is to present the theme of quantum mysticism, which until now has been neglected by most epistemologists, as a subject that is both exciting and challenging. When mystical positions are born out of legitimate scientific interpretations, therefore, reconciling with science, like many aspects of the anti-realism of many orthodox interpretations of quantum mechanics, these are only epistemic problems for which reflections and elucidations are required, but that do not compromise the theory’s predictive and application power. On the other hand, when such positions become confrontational with science, there is a challenge imposed on us for which solutions are required. It is precisely this moment that we are experiencing within physical science: a tangle of mystical theories that do not even touch the aims and identity of quantum theory are presented as if they were truths of faith. It is up to the quantum theory itself, however, to reflect on its percentage of commitment to this state of affairs, given its historical conformity with attitudes of indeterminacy, uncertainty, discontinuity and lack of causal link.

ISSN: 1984-4255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/81466

Palavras-Chave: Teoria quântica. Misticismo quântico. Epistemologia. Conhecimento científico.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.