O diálogo entre Ferry e Sponville sobre o ateísmo

Ano 15 nº 30 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Wesley Barbosa

Resumo:

O presente artigo buscará investigar como é possível uma espiritualidade sem Deus em Ferry e Sponville. Passando pelos humanismos renascentistas e iluministas, até a fase da desconstrução com Nietzsche, chegaremos numa terra devastada, sem quaisquer ídolos a se prostrar de joelhos. Em meio aos escombros da terra devastada ainda haveria um algo a se agarrar como profusão de uma experiência com o sagrado: o amor. Não mais um amor abstrato, mas um amor prático, do cotidiano, amor ao próximo, amor aos familiares.

Abstract:

This article will seek to investigate how a spirituality without God is possible in Ferry and Sponville. Passing through Renaissance and Enlightenment humanisms, to the stage of deconstruction with Nietzsche, we will arrive in a devastated land, without any idols to prostrate themselves on their knees. Amidst the rubble of the devastated land, there would still be something to cling to as a profusion of experience with the sacred: love. No longer an abstract love, but a practical, everyday love, love for others, love for family members.

ISSN: 1984-4255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/81404

Palavras-Chave: Amor. Espiritualidade. Ateísmo. Deus.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.