Breves considerações sobre os impactos da racionalidade neoliberal no Estado, na democracia e na liberdade individual: a importância dos pressupostos teórico-conceituais de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu para a compreensão do Estado Contemporâneo

Ano 15 nº 30 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Marco Anthony Steveson Villas Boas

Resumo:

O presente artigo, a partir de uma abordagem prospectivo-reflexiva, apresenta aspectos pontuais de pressupostos teórico-conceituais de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu, cujo objetivo é trazer a lume os conceitos de governamentalidade, biopoder, biopolítica, campo, habitus, capital e violência simbólica, para a compreensão do neoliberalismo e do seu impacto no Estado, na democracia e na liberdade individual. Tais conceitos servem aqui como ponto de partida à apresentação de perspectivas descendentes das primeiras, desenvolvidas pelos teóricos Giorgio Agamben, Wendy Brown e Achille Mbembe, possibilitando uma constatação quanto ao não cumprimento das promessas do Estado Liberal e do Estado Democrático e suas transmutações no neoliberalismo, policêntrico quanto ao poder de domínio sobre os indivíduos, que junto com o mercado e o Estado formam a triangularização do poder derivado da governamentalidade do Estado Neoliberal.

Abstract:

This article, from on a prospective-reflexive approach, presents specific aspects of theoretical and conceptual assumptions of Michel Foucault and Pierre Bourdieu, in order to bring to light the concepts of governmentality, biopower, biopolitics, field, habitus, capital and symbolic violence, for the understanding of neoliberalism and its impact on the State, democracy and individual freedom. Such concepts serve here as a starting point the presentation of perspectives descending from the former, developed by theorists Giorgio Agamben, Wendy Brown and Achille Mbembe, enabling a finding regarding the non-fulfillment of the promises of the Liberal State and the Democratic State and their transmutations in neoliberalism, polycentric as to the power of dominance over individuals, which together with the market and the State forms the triangularization of the power derived from the governmentality of the Neoliberal State.

ISSN: 1984-4255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/83260

Palavras-Chave: Governamentalidade. Biopoder e Biopolítica. Violência Simbólica. Estado Neoliberal. Democracia e Liberdade.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.