Tensões e convergências entre a Democracia Deliberativa e a Democracia Radical: proposições sinérgicas

Ano 15 nº 30 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Rogério Gesta Leal

Resumo:

O objetivo geral deste trabalho é avaliar, de forma crítica, como os fundamentos teóricos da Democracia Radical, nomeadamente os expendidos por Chantal Mouffe e seus interlocutores, podem contribuir no aprofundamento da Democracia Deliberativa de acento habermasiano e seus fundamentos de participação política. O problema que pretendemos destacar diz com a possibilidade de equalizarmos as convergências e divergências entre os fundamentos da Democracia Radical e da Democracia Deliberativa, visando constituir o aprimoramento da participação política contemporânea. Em face desses problemas, nossa hipótese é a de que determinados aportes da Democracia Radical são adequados e sinérgicos à Democracia Deliberativa; todavia, outros não, e sobre estes pretendemos identificar insuficiências de sustentação.

Abstract:

The objective of this work is to critically evaluate how the theoretical foundations of Radical Democracy, namely those exposed by Chantal Mouffe and her interlocutors, can contribute to the deepening of Deliberative Democracy with a Habermasian accent and its foundations of political participation. The problem that we intend to highlight concerns the possibility of equalizing the convergences and divergences between the fundamentals of Radical Democracy and Deliberative Democracy, aiming to constitute the improvement of contemporary political participation. In light of these problems, our hypothesis is that certain contributions of Radical Democracy are adequate with Deliberative Democracy; however, others do not, and on these we intend to identify support insufficiencies.

ISSN: 1984-4255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/85086

Palavras-Chave: Democracia Deliberativa. Democracia Radical. Cidadania.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.