Teses e conceitos de Newton da Costa

Ano 15 nº 30 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Katia Cilene da Silva Santos

Resumo:

Neste texto, exploramos algumas das teses mais importantes desenvolvidas por Newton da Costa, ao longo da sua carreira filosófica. Apresentamos conceitos e ideias de suas obras, que reúnem contribuições no campo da lógica e da filosofia da ciência. A atenção será voltada aos trabalhos Sistemas formais inconsistentesEnsaios sobre os fundamentos da lógica e O conhecimento científico, dos quais explicitaremos as temáticas e alguns dos conceitos e resultados alcançados pelo filósofo. Objetivamos com essa apresentação ressaltar a originalidade de seu pensamento, isto é, de que modo suas respostas pessoais se dirigem a questões relevantes da história da filosofia, da matemática e da lógica.

Abstract:

In this text, we explore some of the most important theses developed by Newton da Costa throughout his philosophical career. We present concepts and ideas from his works, gathering contributions in the fields of logic and philosophy of science. The focus will be on works Sistemas formais inconsistentes, Ensaios sobre os fundamentos da lógica and O conhecimento científico, of which we will explain the themes and some of the concepts and results achieved by the philosopher. The purpose of this presentation is to highlight the originality of his thought, that is, how his personal answers address relevant questions of the history of philosophy, mathematics and logic.

ISSN: 1984-4255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/88636

Palavras-Chave: Filosofia Brasileira. Lógica. História da Filosofia. Filosofia da Ciência.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.