Adorno reader and critic of Husserl: the reformulation of dialectics from the critique of phenomenology

Ano 15 nº 30 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Fábio Caires Correia, Oneide Perius

Resumo:

Para compreender a relação de Adorno com a fenomenologia, ou melhor, a relação Adorno-Husserl, é importante distinguir dois momentos indissociáveis: (I) a crítica da fenomenologia operada a partir da dialética, e (II) o reconhecimento da legitimidade de um momento fenomenológico contra idealismo hegeliano. Do ponto de vista conceitual, trata-se, portanto, de desconstruir a primazia do imediato, que caracteriza o conceito fenomenológico do dado, para depois denunciar a pretensão idealista de uma totalização de todas as mediações em um sistema de pensamento. A coexistência desses dois requisitos no mesmo método poderia ter sido reduzida, se não a uma contradição, ao menos a uma aporia. O acerto de contas com o idealismo husserliano torna-se, portanto, prima facie, uma importante chave de leitura para a compreensão da filosofia de Adorno. Ainda mais quando se trata da forma negativa que sua dialética assumirá. Essas são as questões que este artigo pretende discutir.

Abstract:

To understand Adorno’s relationship with phenomenology, or rather, the Adorno-Husserl relationship, it is important to distinguish two inseparable moments: (I) the critique of phenomenology operated from the dialectic, and (II) the recognition of the legitimacy of a phenomenological moment against Hegelian idealism. From a conceptual point of view; it is, therefore, a matter of deconstructing the primacy of the former, which characterizes the phenomenological concept of the latter, and then denouncing the idealist claim of a totalization of all mediations in a thought system. The coexistence of these two requirements in the same method could have been reduced, if not to a contradiction, at least to an aporia. The settling of accounts with Husserlian idealism becomes, therefore, prima facie an important reading key for understanding Adorno's philosophy. Even more so when it comes to the negative form that his dialectic will take. These are the questions that the present paper intends to discuss.

ISSN: 1984-4255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/89256

Palavras-Chave: Phenomenology. Dialectic. Critique. Theodor W. Adorno. Edmund Husserl.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.