Uma resposta ambígua aos falsos dilemas do fazer filosófico - a atualidade da perspectiva sartriana de O ser e o Nada

Ano 16 nº 31 2024 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Thana Mara de Souza

Resumo:

Trata-se de pensar uma questão atual, o discurso sobre o fazer filosófico brasileiro, não trabalhada no conteúdo de O ser e o nada. No entanto, pensamos ser possível trazer alguns temas ali discutidos, assim como a forma de escrita filosófica de Sartre, para nos alertar sobre as armadilhas desse discurso, que se coloca como oposto e melhor do que o fazer anterior, mas que acaba por reproduzir o que critica ao se manter em um dualismo excludente. Retomar a perspectiva sartriana de pensar em termos de ambiguidades, evitando cair tanto no realismo quanto no idealismo, equilibrando a presença a si com a presença ao mundo, nos parece fundamental, ainda hoje, para uma discussão mais complexa, que não caia em falsos dilemas.

Abstract:

The aim of this article is to think about a current issue, the discourse of the Brazilian philosophical making, not worked in the content of Being and Nothingness. However, we think it is possible to bring up some of the themes discussed there, as well as Sartre's philosophical writing, to warn us about the pitfalls of this discourse, which is positioned as the opposite and better than the previous one, but which ends up reproducing what he criticizes by remaining in an excluding dualism. Returning to the Sartrean perspective of thinking in terms of ambiguities, avoiding falling into both realism and idealism, balancing presence to oneself with presence to the world, seems us fundamental, even today, for a more complex discussion, which does not fall into false dilemmas.

ISSN: 1984-4255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/92074

Palavras-Chave: Sartre. Ambiguidade. Fazer filosófico atual.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.