A presença pré-reflexiva do outro e o ser-para-outro como terceira ek-stase na ontologia fenomenológica de Sartre

Ano 16 nº 31 2024 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Fabio Caprio Leite de Castro

Resumo:

Este artigo apresenta uma interpretação sobre o ser-para-outro na ontologia fenomenológica de Sartre. A partir de uma análise contextual da fenomenologia do olhar em O ser e o nada, formula-se o problema acerca do ser-para-outro como terceira ek-stase. Se admitirmos que o ser-para-outro decorre de um aprofundamento da segunda ek-stase (a reflexão) e que, por isso, é sempre condicionado por esta, corremos o risco de cair na ilusão de primazia do ser-para-si. Em oposição a esta interpretação, apresenta-se a hipótese de que o ser-para-outro possui uma estrutura imediata, e não apenas reflexiva, com base em O ser e o nada e, de maneira auxiliar, no Idiota da família.

Abstract:

This article offers an interpretation of the being-for-the-other in Sartre's phenomenological ontology. From a contextual analysis of the phenomenology of the look in Being and Nothingness, we formulate the problem about the being-for-the-other as a third ecstasis. If we admit that the being-for-the-other derives from a deepening of the second ecstasis (the reflection) and, therefore, it is always conditioned by it, we run the risk of falling into the illusion of primacy of the being-for-itself. In opposition to this interpretation, we present the hypothesis that the being-for-the-other has an immediate structure, and not only a reflective one, based on Being and Nothingness and, in an auxiliary way, on The Family Idiot.

ISSN: 1984-4255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/92070

Palavras-Chave: Ontologia fenomenológica. Para-outro. Pré-reflexivo. Reflexão. Ek-stase.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.