Os bastidores do olhar: o outro para além do instante da metamorfose

Ano 16 nº 31 2024 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Fernanda Alt

Resumo:

Quando se pensa na proposta sartriana para uma teoria da alteridade em O Ser e o Nada, nossa atenção frequentemente se volta para sua famosa e original análise sobre “o olhar do outro”. O momento em que Sartre apresenta essa análise em sua obra se caracteriza por um esforço do autor para escapar do problema do solipsismo, sendo o desenvolvimento de uma “fenomenologia do olhar” apresentado como uma resposta decisiva para o problema. No entanto, os críticos de Sartre mostraram o que essa resposta tem de problemática, na medida em que privilegia o “ser-olhado” - dimensão adquirida através de uma metamorfose que o olhar do outro é capaz de provocar no sujeito -, como aquilo que garantiria uma efetiva relação de alteridade. Nesse trabalho, procuro retomar tais críticas a fim de evidenciar seus limites, para, em seguida, mudar o foco, trazendo à cena os “bastidores” do olhar que nos direcionam para uma saída contra o solipsismo.

Abstract:

When we think of Sartre's proposal for a theory of alterity in Being and Nothingness, our attention often turns to his famous and original analysis of “the look of the other”. The moment when Sartre presents this analysis in his work is characterised by the author's effort to escape from the problem of solipsism, and the development of a “phenomenology of the look” is presented as a decisive response to the problem. However, Sartre's critics have shown how problematic this response is, insofar as it favours the “being-seeing” - a dimension acquired through a metamorphosis that the look of the other is capable of provoking in the subject - as what would guarantee an effective relationship of otherness. In this work, I try to return to these criticisms in order to highlight their limits, and then change the focus, bringing to the fore the "backstage" of the look that directs us towards a way out of solipsism.

ISSN: 1984-4255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/92083

Palavras-Chave: Olhar. Ser-olhado. Outro. Solipsismo.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.