Paul Natorp and the Psychologismus-Streit
Ano 16 nº 31 2024 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Laura Pelegrin
Resumo:
O objetivo deste artigo é expor o cerne das críticas de Paul Natorp ao psicologismo. Expomos os argumentos que levam Natorp a concluir que o conhecimento não pode ter fundamento subjetivo, mas deve ter fundamento objetivo. Argumentamos que, segundo Natorp, o problema do psicologismo é fundamentalmente metodológico. O psicologismo confunde o estudo das leis do conhecimento com o estudo da legalidade da vida psíquica. Assim, o problema da gênese se confunde com o problema da validade.
Abstract:
The aim of this paper is to exhibit the core of Paul Natorp's criticisms of psychologism. We expose the arguments that lead Natorp to conclude that knowledge cannot have a subjective foundation but must have an objective grounding. We argue that, according to Natorp, the problem of psychologism is fundamentally methodological. Psychologism confuses the study of the laws of knowledge with the study of the legality of psychical life. Thus, the problem of the genesis is confused with the problem of validity.
ISSN: 1984-4255
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/88776
Palavras-Chave: Natorp. Psicologismo. Método. Subjetividade.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.