Epistemic background of social ontology

Ano 16 nº 31 2024 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Mehmet Sirin Çagmar

Resumo:

Este artigo explora como a epistemologia desempenha um papel no domínio da ontologia social. A minha principal afirmação é que cada faceta do domínio social com que lidamos necessita de um enquadramento epistêmico e de um contexto na construção de uma ontologia, dependendo do fato de ter uma realidade e existência ontológica. Penso que dois fundamentos contribuem significativamente para esta afirmação. O primeiro deles é a noção de ideia e seu requisito de fundamentação na esfera social, e a outra é o conceito relativo ao senso comum. Portanto, a parte inicial deste artigo centra-se no tratamento e exame da noção de ideia. A minha afirmação principal nesta seção é a demonstração de que o conceito de ide tem uma interligação linguística e que esta ligação necessita de uma base dentro da base ou contexto social. No fragmento subsequente, onde se discute o conceito de bom senso, argumenta-se que o bom senso é um atributo compartilhado entre todos os indivíduos em comum no campo social, e se enfatiza que esse bom senso compartilhado serve como um componente essencial para a tomada de decisões, fornecendo seus fundamentos epistemológicos no contexto social.

Abstract:

This article explores how epistemology plays a role within the realm of social ontology. My main claim is that every facet of the the social domain we deal with needs an epistemic framework and background in the construction of an ontology, contingent upon the fact that it has an ontological reality and existence. I think that two fundamentals make an significant contribution to this claim. The first of these is the notion of idea and its requisite foundation in social sphere, and the other is the concept concerning the common sense. Therefore, the initial part of this article centers on the treatment and examination of the the notion of the idea. My primary assertion in this section is to demonstrate that the concept of ide has a linguistic interconnection and that this connection needs a foundation within the social basis or context. In the subsequent fragment, where the concept of common sense is discussed, it is argued that common sense is a shared attribute among all individuals in common in the social field, and that it is emphasized that this shared common sense serves as an essential component making it possible to provide its epistemological foundations in the social context.

ISSN: 1984-4255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/90821

Palavras-Chave: Ontologia Social. Sociabilidade. Ideia. Senso comum. Imagem. Epistemologia.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.