Entre o liberalismo e o republicanismo: a relação direito e política em Jürgen Habermas

Ano 1 n°1 2008 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Juliano Cordeiro da Costa Oliveira

Resumo:

Nosso artigo debate a relação entre direito e política no pensamento de Jürgen Habermas. Primeiramente, mostraremos as concepções liberais e republicanas de política. Em seguida, discutiremos como Habermas, através da síntese entre liberalismo e republicanismo, conceitua sua Política Deliberativa. Em Habermas, direito e política, apesar das diferenças conceituais, complementam-se entre si, sem que uma esfera se subordine à outra. Nesse contexto, acreditamos na relevância do tema proposto, principalmente no âmbito da filosofia alemã contemporânea, que tem cada vez mais dedicado suas discussões em torno dessa temática.

Abstract:

The aim of this article is to examine Jürgen Habermas’ conceptualization of political deliberation and show the extent to which it is related to his synthesis between liberalism and republicanism. It will be rendered evident that Habermas saw a complementary relation between the sphere of Law and the sphere of politics, so that it is not reasonable to presumed one of the to be subordinated to the other.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18915

Palavras-Chave: Jürgen Habermas. Política. Direito.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.