Alasdair MacIntyre e a defesa da concepção de pesquisa racional implícita nas tradições morais

Ano 1 n°1 2008 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Márcia Pereira Marques

Resumo:

Na filosofia contemporânea, diversos autores procuram resgatar a tradição de uma postura preconceituosa, assim elas são redescobertas pelo seu valor epistemológico, com reconhecimento de que a compreensão humana é constituída em seu interior. Alasdair MacIntyre é um dos autores que faz essa redescoberta. Ele defende a tese de que a tradição é o lugar próprio da racionalidade. A tradição é um constitutivo fundamental do entendimento racional no âmbito prático. Ele afirma tese de que não existe racionalidade prática fora das tradições.

Abstract:

The historical traditions have been sources of inspiration and renewal for a growing number of contemporary philosophers. Alasdair MacIntyre is amongst those who intend to rescue the epistemic value of moral traditions by defending that there is no practical rationality outside them. Therefore, he opposes the negative view of traditions proposed by the philosophers of the Enlightenment and explores moral concepts against their historical backgrounds.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18916

Palavras-Chave: MacIntyre. Racionalidade. Tradições morais. Hermenêutica.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.