O "Discurso Verdadeiro" da persuasão: um olhar comparativo entre Platão e Górgias

Ano 1 n°1 2008 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Robson Régis Silva Costa

Resumo:

O presente artigo procura apresentar em seus pontos principais uma análise comparativa do papel da persuasão para o conhecimento verdadeiro em Platão, e para a construção de um discurso válido em Górgias, destacando o quanto o aspecto ambíguo da constituição do logos, seja como discurso retórico-sofístico, ou como retórico-filosófico, já se compromete com a tentativa de persuadir o leitor, apresentando-se como um conhecimento válido. Vê-se que, seja em Platão, seja em Górgias, pode-se fazer um rico paralelo entre a ação do logos e o mundo das percepções sensíveis, exercendo o discurso persuasivo um influxo irresistível, modificando a alma em sua interioridade, revelando um aspecto dinâmico da filosofia nesses autores.

Abstract:

This article compares Plato’s understanding of the role of persuasion to Gorgias’ notion of valid speech. It highlights the fact that the constitution of logos is marked by ambiguity both in therhetorical-philosophical discourse of Plato and in the rhetorical-sophistic discourse of Gorgias. Both Plato and Gorgias aim at convincing people that the arguments they propose are valid. All in all, it will be claimed that the way they relate the action of logos to the sensitive world of perceptions and to the interiority of the soul reveals the dynamic aspects of their philosophy.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18918

Palavras-Chave: Platão. Górgias. Retórica. Verdade. Persuasão.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.