A ciência moderna como elo entre a antropologia e a filosofia política de Hobbes

Ano 1 n°2 2009 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: William Gerson de Freitas

Resumo:

O presente artigo pretende mostrar que a ciência moderna influenciou decisivamente Hobbes na elaboração e desenvolvimento da concepção de natureza humana presente em sua obra magna, o Leviathan. Além disso, pretende evidenciar que a transformação da visão de movimento na modernidade e a conseqüente mudança de paradigma para a idéia de um universo infinito proporcionou a conexão entre sua antropologia e sua filosofia política tomando como base a mecânica e a geometria.

Abstract:

This article is intended to show that modern science decisively influenced the Hobbes’ conception of human nature presented in Leviathan. In addition to this, it defends that such a conception underpins the notion of sovereign power that he proposed. Based on the geometric method, Hobbes formulated a mechanistic view of human nature that reflects the changes of perception of the universe which occurred during his life time.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18930

Palavras-Chave: Ciência moderna. Estado. Hobbes. Natureza humana.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.