Platão e a descoberta do passado

Ano 1 n°2 2009 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Jean Calmon

Resumo:

Trata-se de uma análise sobre a questão do Tempo no pensamento de Platão, pela qual procuramos demonstrar duas hipóteses principais: por um lado, através de três equações filosóficas, Platão descobre o Tempo ao modo do passado enquanto o plano metafísico por excelência; mas, por outro, ele o reencobre na medida em que cria o conceito de Idéia.

Abstract:

This article is about the issue of Time in the thought of Plato through which we attempt to demonstrate two main hypotheses: on one hand, through three philosophical equations, Plato discovers the Time in the way of the past as the metaphysical scope by excellence; however, on the other he recovers it as he creates the concept of Idea.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18932

Palavras-Chave: Platão. Metafísica. Ideia. Tempo. Memória.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.