O foco na estrutura básica: pressupostos para uma sociedade justa segundo John Rawls

Ano 1 n°2 2009 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Raphael Brasileiro Braga

Resumo:

Para John Rawls, uma sociedade justa é, em princípio, uma comunidade política onde prevalecem a cooperação, o senso de justiça e as virtudes da cidadania. Em sua teoria, não há a pretensão de examinar a aplicação da justiça em geral dentro das instituições ou das práticas sociais. Seu estudo limita-se, portanto, aos princípios de justiça, que servirão de fundamento para uma estrutura básica social bem-ordenada, na qual cada cidadão age justamente e contribui para a manutenção de instituições justas.

Abstract:

For John Rawls, a fair society, at first, is a political community where there is the prevalence of cooperation, sense of justice and citizenship virtues. As far as his theory is concerned, there is no intension to examine the application of justice, in general, in the institutions or in the social practices. Therefore, his study is limited to the principles of justice, which will be the basis for a well-organized social basic structure in which each citizen acts with justice and contributes for the maintenance of fair institutions.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18935

Palavras-Chave: Estrutura básica. Justiça. Equidade. Razoável.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.