Sobre o Conhecimento do que Algo É

Ano 2 n°3 2010 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: André Joffily Abath; Eduarda Calado Barbosa

Resumo:

Atribuições de conhecimento com a forma "S sabe o que X é" são comuns em nosso discurso cotidiano. Apesar disso, o conhecimento do que algo é foi, até o momento, esquecido pela literatura em epistemologia. Nosso propósito, neste artigo, é começar a remediar tal esquecimento. Defenderemos uma teoria contextualista acerca do conhecimento do que algo é, caracterizada por duas teses. De acordo com a primeira delas, os requerimentos para que um sujeito saiba o que algo é podem variar de acordo com o contexto em que tal conhecimento é atribuído, em uma escala com graus de exigência. De acordo com a segunda tese, o termo "saber", quando ocorre em expressões da forma "S sabe o que X é", é sensível ao contexto, sendo, ao menos em parte, semanticamente constituído por requerimentos que podem variar de acordo com o contexto de atribuição, em uma escala com graus de exigência.

Abstract:

Knowledge ascriptions of the form “S knows what X is” are common in everyday language use. In spite of that, the knowledge of what something is has been largely forgotten by the epistemological literature. Our purpose in this paper is to start to remediate that. We will be defending a contextualist account of the knowledge of what something is, characterized by two theses. According to the first, the requirements for one to know what something is may vary given the context in which the knowledge is attributed, on a scale with degrees of strength. According to the second, “know”, when occurring in sentences of the form “S knows what X is”, is a context-sensitive term, being, at least in part, semantically constituted by requirements that may vary according to the context of attribution, on a scale with degrees of strength.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18942

Palavras-Chave: Conhecimento. Epistemologia. Contextualismo.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.