Leibniz e as duas Faces do labirinto do Contínuo: uma Introdução

Ano 2 n°3 2010 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: William de Siqueira Piauí

Resumo:

É fato bastante conhecido que os conceitos de tempo, espaço e matéria desempenham papel central na filosofia de Leibniz; a forte oposição que ela fez aos mesmos conceitos utilizados na filosofia newtoniana e cartesiana é prova disso. Nesse sentido, pretendemos oferecer uma série de considerações que partem desses conceitos em sua relação com outro conceito fundamental da filosofia leibniziana: o conceito de substância. A partir destas considerações acreditamos poder constituir parte importante, mesmo que a título de introdução, da saída do labirinto do contínuo.

Abstract:

It is a fact sufficiently known that the space, time and matter concepts play central role in the Leibniz’ philosophy; the strong opposition that it has made to the same concepts used in the Newtonian and Cartesian philosophy is prove of that. In this sense, we intend to offer a series of considerations that leaves from these concepts in its relation with one another fundamental concept of the leibnizian philosophy: the substance concept. From these introductory considerations, we believe to be able to constitute important part of to exit of the labyrinth of the continuous.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18943

Palavras-Chave: Substância. Corpo. Matéria. Tempo. Espaço.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.