Leibniz e a Questão da subjetividade

Ano 2 n°3 2010 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Cristiano Bonneau

Resumo:

A fundamentação do universo monadológico acarreta conseqüências importantes para a reflexão sobre uma teoria da subjetividade a partir da filosofia de Leibniz. Ao descrever a mônada, o filósofo alemão esclarece seus atributos e salvaguarda duas noções fundamentais: autonomia e perspectiva. Esta comunicação trata de expor na filosofia de Leibniz os pressupostos que garantem uma noção de indivíduo, alicerçado em um princípio de identidade e representante pleno do mundo a partir de si (speculum vitale). Desta forma, a polêmica Renaut-Heidegger é o ponto de partida para pensarmos em um plano da subjetividade em Leibniz.

Abstract:

The reasoning of the monadic universe carries important consequences for think about a theory of subjectivity in the philosophy of Leibniz. In describing the monad, the German philosopher explains its attributes and safeguards two fundamental concepts: autonomy and perspective. This article is to explain the philosophy of Leibniz assumptions guaranteeing a notion of the individual, based on the principle of identity and fully representative of the world from itself (speculum vitale). Thus, the controversy Renaut-Heidegger is the starting point to think of a plan of subjectivity in Leibniz.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18950

Palavras-Chave: Leibniz. Heidegger. Renaut. Subjetividade. Speculum vitale.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.