Visão e Corporeidade em Merleau-Ponty

Ano 2 n°3 2010 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Bernadete Franco Grilo Machado

Resumo:

Trata-se de acompanhar em Merleau-Ponty a intersubjetividade como experiência de existência configurada na corporeidade, na experiência vivida, na visão e no corpo e em propagação no outro e no mundo. Mostrar, assim, em seu olhar sobre a visão e o corpo, um modo específico do pensamento. Portanto, pensar em Merleau-Ponty a visão como algo que fornece mais do que cores e, ainda, como algo que não se reduz à função do olho de ver; a corporeidade enquanto animação do espaço pictórico, presentificação da condição ambígua do ser no mundo.

Abstract:

This article aims to follow the intersubjectivity in Merleau-Ponty as experience of existence set in corporeity, in vision and body, the spread on the other and the world. Thus showing through his point of view the vision and the body as a specific way of thought. Therefore, to reflect upon Merleau-Ponty, the vision as something that offers more than just colors and also as something that is not limited to the function of the eye to see; corporeity as animation of the pictorial space; presentation of the ambiguous condition of oneself in the world.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18951

Palavras-Chave: Merleau-Ponty. Visão. Corporeidade. Pintura. Intersubjetividade.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.