Wittgenstein: a superação do Atomismo lógico

Ano 2 n°3 2010 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Jorge Henrique Lima Moreira

Resumo:

Algumas Observações sobre a forma lógica (1929) demarca o momento em que Wittgenstein parece ter se dado conta de que seu "Atomismo Lógico" precisava ser superado. O Tractatus é o texto que expõe seu atomismo. Nessa obra, ele vai demonstrar como os complexos são dependentes de seus átomos. Porém, em 1929, Wittgenstein percebe um elemento que ele não levara em conta no Tractatus, a saber, a relevância dos números na análise. Ele percebe que os números têm que fazer parte das estruturas elementares, derrubando, então, a tese da independência dos átomos lógicos.

Abstract:

“Some remarks on logical form” (1929) is the turning point from which Wittgenstein seems to have realized that his Logical Atomism must be overcome. He had presented that philosophical approach on his Tractatus Logico-Philosophicus, where he demonstrated how the complex structures are dependent on its atoms. However, in 1929, Wittgenstein realizes that he had neglected an element in his Tractatus, which was the relevance of the numbers in a logical analysis. He realizes that the number must take part on the elementary structures, rejecting, since then, the thesis of the independence of the logial atoms.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18952

Palavras-Chave: Atomismo. Estados de coisas. Proposições elementares. Independência lógica.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.