Promessa e Esquecimento - a Formação da Memória no Pensamento de Nietzsche

Ano 2 n°3 2010 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Vital Francisco Celestino Alves

Resumo:

Refletir sobre a formação da memória no pensamento de Nietzsche demanda, em primeiro lugar, um exame acerca da relação entre a promessa e o esquecimento, demonstrando a conflituosa ligação entre a memória e a consciência, e o exame de como surge e se fundamenta a moral do ressentimento. Em segundo, uma investigação do relacionamento entre a promessa e a responsabilidade e suas implicações na concepção de memória de Nietzsche. Por fim, uma conclusão, ressaltando a importância das contribuições do filósofo alemão para o estudo da formação da memória.

Abstract:

To analyse the formation of the memory acoording to Nietzsche’s thought requires at first, an examination on the relation between the promise and the forgetness. Consequenthy, it shows the conflict in the relation of both, memory and conscience and how the moral of resentment appears and fundaments itself. Second, the relation between the promise and the responsibility is discussed along with its implication acoording to Nietzsche’s memory conception. Finally, the contributions made by Nietzsche for the study of the memory formation are highlighted.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18961

Palavras-Chave: Esquecimento. Memória. Nietzsche. Ressentimento.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.