Como deliberar sobre o tipo de pessoa que queremos ser

Ano 3 n°5 2011 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Marcelo de Araújo

Resumo:

O objetivo deste artigo é apresentar criticamente a idéia de uma posição intermediária entre o "absolutismo de princípios" e o "ceticismo moral". A posição intermediária será denominada aqui, tendo em vista uma nomenclatura sugerida por Wilson Mendonça, de "atitude reflexiva". A atitude reflexiva busca interpretar a objetividade de princípios morais a partir de considerações sobre desejos, crenças, e valores que, de fato, motivam os indivíduos em geral.

Abstract:

This paper discusses the idea of an intermediary position between the “absolutism of principles” and “moral scepticism”. Following a denomination suggested by Wilson Mendonça, I will call intermediary position “reflexive attitude”. The reflexive attitude seeks to construct the objectivity of moral principles through an examination of desires, beliefs, and values, which, actually, motivate individuals at large.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18981

Palavras-Chave: Absolutismo de Princípio. Ceticismo Moral. Atitude Reflexiva.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.