A análise nietzscheana da cultura moderna: Crítica aos valores morais e à educação erudita

Ano 3 n°5 2011 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Thalles Azevedo de Araújo

Resumo:

O objetivo deste artigo é apresentar o posicionamento de Nietzsche acerca dos valores morais e da educação erudita como elementos da decadência na cultura moderna. Analisaremos os elementos da crítica com relação à moral do ressentimento e à educação erudita típica do sistema educacional na Alemanha do século XIX. Em caráter conclusivo, indicaremos o âmbito do sentido artístico e criativo na constituição de uma cultura autêntica. Trata-se, na concepção nietzscheana, de uma cultura embasada no cultivo das forças geradoras da vidae de nossa individualidade que se caracterizaria pela vontade de poder e criação artística.

Abstract:

The objective of this paper is to present the position of Nietzsche about moral values and erudite education as elements of decadence in modern culture. We will review the elements of criticism with regard to the morality of resentment and erudite education typical of the German educational system of the nineteenth century. Will indicate the scope of artistic and creative sense in building a genuine culture. It is, in Nietzsche’s conception, of a culture based on the cultivation of generating forces of life and our individuality that is characterized by the desire for power and artistic creativity.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18983

Palavras-Chave: Cultura. Moral. Educação. Arte. Liberdade.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.