Arte, sociedade e luxo: Sobre o gosto e o refinamento nas cartas filosóficas de Voltaire

Ano 3 n°5 2011 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Luis F. de Salles; Rafael Henrique Teixeira

Resumo:

Voltaire apresentou nas suas Cartas filosóficas diferentes temas, desde liberdade religiosa, literatura, política, até dramaturgia e ciência. As cartas apresentam-nos uma comparação entre Inglaterra e França. Neste paralelo, apresentaremos como Voltaire estava preocupado em validar um padrão elevado de gosto e refinamento. Este artigo irá revisar algumas das cartas finais que permitem demonstrar tal critério de gosto como um ponto de vista moderno sobre estes temas. Exporemos em Voltaire a eminência de uma modernidade nas questões do gosto, refinamento e, especialmente, na liberdade de desfrutar os encantos de uma vida cosmopolita repleta de entretenimento e luxo. Apresentaremos como Voltaire optou por se opor a barbárie em benefício da civilização e de certa forma, contra a religiosidade, em proveito de um hedonismo ético.

Abstract:

Voltaire has presented in his Letters on the English different themes, from religious ethics, literacy, politics, to dramas and science. The letters present us a comparison between England and France. In this parallel we shall present how Voltaire was concerned in evaluate a high standard of taste and refinements. This paper will review some of the last letters of those, which testify about this criterion of taste as a modern point of view. We shall present in Voltaire the eminence of modernity in taste, refinements and on liberty of enjoying the ecstasies of a cosmopolitan life fulfilled with entertainments and luxury. We shall present how Voltaire fought against barbarism in benefit of civilization and some how against religiosity in benefit of an ethic hedonism.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18984

Palavras-Chave: Voltaire. Cartas filosóficas. Luxo. Modernidade.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.