Interpretar é reconhecer-se no outro: O conceito davidsoniano de interpretação radical

Ano 3 n°5 2011 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Edinalva Melo Fontenele

Resumo:

Este artigo pretende apresentar o conceito de interpretação radical desenvolvido por Donald Davidson. Tal conceito relaciona pensamento, linguagem e mundo, de modo a considerar que só a comunicação pode proporcionar o conceito, sendo o diálogo o contexto real de toda e qualquer objetividade. Para Davidson, não há significação sem interpretação e sem compreensão. Nós só interpretamos à medida que reconhecemos no outro as nossas próprias normas de consistência lógica, à medida que reconhecemos o outro como racional e coerente. 

 

Abstract:

Cet article vise à montrer le concept d’interprétation radicale développé pour Donald Davidson. Ce concept identifie la relation entre la pensée, le langage et le monde, où seule la communication peut fournir le concept, et le dialogue est le contexte réel de toute objectivité. Pour Davidson, il n’y a pas de signification sans interprétation et sans compréhension. Nous arrivons vraiment à interpréter quand nous reconnaissons dans l’autre nos propres normes de consistance logique, quand nous reconnaissons l’autre comme rationnel et cohérent.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18991

Palavras-Chave: Donald Davidson. Interpretação Radical. Princípio de Caridade.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.