O conceito do político em Carl Schmitt

Ano 3 n°5 2011 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Deyvison Rodrigues Lima

Resumo:

O objetivo deste artigo é apresentar a estrutura fundamental do conceito do político no contexto da teoria de Carl Schmitt no Der Begriff des Politischen (1927/32) e da disputa entre realismo e normativismo. Dessa forma, pretendo mostrar que, embora de caráter estritamente existencial, o realismo político na teoria schmittiana é capaz de revelar genealogicamente aestrutura jurídico-política moderna a partir da relação entre poder e normas.

Abstract:

The objective of this paper is to present the fundamental structure of concept of the political in the context of Carl Schmitt’s theorie in Der Begriff des Politischen (1927/1932) and of dispute between realism and normativism. Therefore, I intend to show that, although strictly existential, the political realism in the schmittian theorie can reveal the structure of the modern politics and law through relation power and norms.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18996

Palavras-Chave: Político. Realismo. Poder. Direito. Nomos.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.