Sobre a teoria da não-analisibilidade do conhecimento de Williamson

Ano 4 n°7 2012 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Luís Estevinha Rodrigues

Resumo:

Há uma intuição perene em teoria do conhecimento segundo a qual o conhecimento é analisável. Grosso modo, supõe-se que o conceito conhecimento pode ser elucidado graças a conceitos mais primitivos e mais claros do que o próprio conceito de conhecimento. Esta perspectiva foi recentemente desafiada de forma severa por Timothy Williamson, o qual argumenta que não é possível encontrar-se uma análise conceptual verdadeira do conhecimento e que o próprio conceito de conhecimento é primitivo. Neste ensaio inspeccionamos essa teoria e algumas réplicas, concluindo que os argumentos de Williamson contra o projecto de análise do conhecimento somente colhem à luz de uma interpretação usual mas quanto a nós demasiado rígida do significado de "análise". No final do ensaio submetemos uma interpretação alternativa de "análise" que deixa em aberto a possibilidade de elucidar-se o conceito de conhecimento por essa via. O nosso derradeiro objectivo é mostrar as vantagens teóricas resultantes dessa possibilidade.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19176

Palavras-Chave: Análise. Conhecimento. Justificação. Crença. Verdade.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

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