Da dominação total à dominação global: perspectivas arendtianas sobre a mundialização de um ponto de vista cosmopolítico

Ano 5 n°9 2013 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Etienne Tassin

Resumo:

A Filosofia de Hannah Arendt foi construída a partir da experiência da dominação total, supostamente política, desenvolvida no século XX, sob o nome de totalitarismo. Este artigo tem como objetivo mostrar que essa mesma filosofia nos permite compreender hoje o que está em jogo na dominação global, de natureza econômica, que podemos designar como globalitarismo. Apoia-se na analítica da vita activa desenvolvida n'A condição humana, a fim de identificar os desafios de um novo pensamento cosmopolítico da mundialização. Trata-se de um triplo cuidado do mundo: ambiental, patrimonial e metanacional; e uma tripla injunção política: ecológica, ecumênica e cosmopolítica, capazes de combater os efeitos do acosmismo induzidos pela globalização.

Abstract:

La philosophie de Hannah Arendt s’est édifiée à partir de l’expérience de la domination totale, prétendument politique, développée au XX° siècle sous le nom de totalitarisme. Cet article entend montrer que la même philosophie nous permet aujourd’hui de comprendre ce qui est en jeu avec la domination globale, de nature économique, que nous pouvons désigner du nom de globalitarisme. Il prend pour cela appui sur l’analytique de la vita activa déployée dans The Human Condition afin d’en dégager les enjeux d’une nouvelle pensée cosmopolitique de la mondialisation. Soit, un triple souci pour le monde: environnemental, patrimonial et métanational; et une triple injonction politique: écologique, œcuménique et cosmopolitique, seuls susceptibles de contrer les effets d’acosmisme induits par la globalisation.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18999

Palavras-Chave: Dominação total. Dominação global. Acosmismo. Vita activa. Hannah Arendt.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.