Obras, feitos e palavras: o caráter não-natural da condição humana
Ano 5 n°9 2013 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Rodrigo Ribeiro Alves Neto
Resumo:
O artigo apresenta a diferenciação empreendida por Hannah Arendt entre a dimensão técnica da condição humana, expressa na atividade da fabricação (work) e suas obras, e a dimensão política da condição humana, manifesta em feitos e palavras. Trata-se do desenvolvimento parcial de uma pesquisa mais ampla e em fase inicial que investiga as origens, os desdobramentos e a crise da modernidade tecnológica, evidenciando o modo como são hoje desafiados nossos pressupostos filosóficos tradicionais, diluídas nossas mais consolidadas antinomias e dissolvidas as fronteiras conceituais com as quais temos compreendido há séculos nossa vida prático-produtiva, tais como: natureza e história, humano e inumano, sujeito e objeto, liberdade e determinismo, ética e técnica, fabricar, trabalhar e agir, ciência e técnica, meios e fins, ética e ciência, autonomia e automatismo, política e ciência, saber e poder, máquina e organismo, etc.
Abstract:
The paper presents the differentiation undertaken by Hannah Arendt between the technical dimension of the human condition, expressed in fabrication activity (work) and his works, and the political dimension of the human condition, manifested in deeds and words. This is the development partial of a more extensive research on early stage about the origins, the unfolding and the crisis of modernity with its techno scientific challenges to our fundamental philosophical presuppositions, dissolving classics antinomies and conceptual limits with which tradition has always understood our active life, such as nature and history, human and inhuman, subject and object, freedom and determinism, ethical and technical, work, labor and action, science and technology, means and ends, ethics and science, automatism and autonomy, knowledge and power, machine and body, etc.
ISSN: 19844255
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19004
Palavras-Chave: Modernidade. Tecnologia. Hannah Arendt. Ação. Fabricação. Natureza.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.