The metalogical hexagon of opposition

Ano 5 n°10 2013 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Jean-Yves Beziau

Resumo:

A diferença entre verdade e verdade lógica é uma distinção fundamental promovida por Wittgenstein. Mostramos aqui como esta distinção leva a um triangulo metalógico da contrariedade que pode ser naturalmente estendido num hexágono metalógico de oposições, que representa de uma forma direta e simples as seis posições de uma proposição relativamente a uma teoria. Um caso particular deste hexágono é um hexágono metalógico de proposições que pode ser interpretado de uma forma modal. Terminamos com um hexágono semiótico apontando o valor dos verdadeiros símbolos, como o próprio hexágono lógico.

Abstract:

The difference between truth and logical truth is a fundamental distinction of modern logic promoted by Wittgenstein. We show here how this distinction leads to a metalogical triangle of contrariety which can be naturally extended into a metalogical hexagon of oppositions, representing in a direct and simple way the articulation of the six positions of a proposition vis-à-vis a theory. A particular case of this hexagon is a metalogical hexagon of propositions which can be interpreted in a modal way. We end by a semiotic hexagon emphasizing the value of true symbols, in particular the logic hexagon itself.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19028

Palavras-Chave: Hexágono de oposicão. Triângulo de contrariedades. Verdade lógica. Wittgenstein. Filosofia da Lógica.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.