O herói moral na Filosofia Moral de Eric Weil

Ano 6 n°11 2014 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Luís Manuel A. V. Bernardo

Resumo:

Neste artigo procuramos compreender a razão pela qual Eric Weil não abdicou da figura controversa do herói na sua Filosofia Moral, publicada em 1961, mediante uma análise detalhada das passagens que lhe dedica. Ao detectarmos um diálogo constante e consistente com as versões do heroísmo moral de Henri Bergson e de Karl Jaspers, das quais retoma os principais aspectos, subvertendo, contudo, o seu sentido original, em favor de uma representação que se revela paradoxal, fomos levados a desenvolver a ideia do jogo interno de remissões entre a Filosofia Moral e a Lógica da Filosofia, sua obra-mestra. Deste modo, procurámos defender a tese de que a vigência da categoria do heroísmo moral decorre de uma necessidade discursiva, mais do que histórica ou cultural, sendo essa a originalidade da concepção de Eric Weil.

Abstract:

In this paper we intend to understand the reasons beneath Eric Weil’s decision to stick on the controversial figure of the hero in his Philosophie morale, published in 1961, through a detailed analysis of the texts concerned with it. As we acknowledged a constant and consistent dialogue with the versions of moral heroism of Henri Bergson and Karl Jaspers, from which he retakes the main thesis, but in a subversive way that leads to a paradoxical representation, we went on to search for the internal interactions between the Philosophie morale and the Logique de la philosophie, his masterwork, that could explain such deviations. This procedure leaded us to sustain the argument that the author kept the category of moral heroism based on discursive necessity, instead of historical or cultural one, and that this way of conceiving it was precisely his original contribution.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19040

Palavras-Chave: Filosofia moral. Heroísmo. Lógica da Filosofia. Eric Weil. Henri Bergson. Karl Jaspers.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.