Eric Weil e o estoicismo
Ano 6 n°11 2014 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Marcelo Perine
Resumo:
O estoicismo tem um lugar muito preciso no sistema filosófico de Eric Weil. Junto com o epicurismo, ele se situa na sétima categoria da Lógica da Filosofia, o Eu, posterior à categoria Objeto e anterior à categoria Deus. A categoria tematiza a atitude do homem que se descobre como apenas razoável no mundo da Razão e se vê remetido à sua individualidade, em busca de sua felicidade na qualidade de homem, isto é, como ser senciente. O presente artigo pretende fazer um confronto de alguns aspectos da Filosofia Moral de Weil com as posições éticas do estoicismo.
Abstract:
Stoicism has a very precise place inside the philosophical system of Eric Weil. Along with Epicureanism, he is in the seventh category of the Logic of Philosophy, I, posterior to the category of Object and anterior to the category God.The category studies the attitude of a man who discovers himself just as reasonable in the world of Reason and finds himself sent to his individuality, seeking his happiness as a man, that is, as a sentient being. This article aims to make a comparison of some aspects of the Morale Philosophy of Eric Weil with the ethical positions of Stoicism.
ISSN: 19844255
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19043
Palavras-Chave: Estoicismo. Atitude. Moral. Eric Weil.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.