O discurso e a violência absoluta

Ano 6 n°11 2014 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Marly Carvalho Soares

Resumo:

A eliminação da violência no discurso e na vida é a centralidade do pensamento de Weil. Tal afirmação é constatada em todo seu discurso filosófico que é elaborado a partir de duas opções: a filosofia e a violência. O filósofo em busca da transformação da violência aponta três direções: a primeira seria eliminar a violência pelo discurso; a segunda a eliminação pela a ação e a terceira pela ação razoável. Para a nossa reflexão optamos pela primeira via, que se situa no paradigma da linguagem. O fio condutor será a lógica acentuando a chave de compreensão com o termo técnico: não contradição e contradição. Será, portanto a "desconstrução" da não-contradição para a construção da contradição no discurso e na realidade. A leitura gira em torno do termo "contradição", que é o motor do pensamento e da ação e assim resgata a lógica como "filosofia primeira".

Abstract:

The elimination of the violence in the speech and in the life is the center of Weil’s thought. This statement is evident through all the philosophic speech that it is developed from two choices: the philosophy and the violence. The philosopher in search of transformation of the violence aims three ways: the first would be remove the violence by the speech; the second would be the removal by the action and the third by reasonable action. For our consideration we choose the first way that it is situated in the paradigm of the language. The conductor wire will be the logic emphasizing the key of understanding with the technical expression: contradiction and non-contradiction. It will be therefore the “deconstruction” of the non-contradiction to the building of the contradiction in the speech and in the reality. The reading turns around the expression “contradiction”, that is the motor of the thinking and of the action and so recovers the logic as the first philosophy. Thus are used the categories, methods and postures of Weil developed along his book Logic of the Philosophy.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19045

Palavras-Chave: Discurso. Ação razoável. Lógica. Linguagem.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.