A condição do homem moderno no pensamento de Eric Weil

Ano 6 n°11 2014 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Judikael Castelo Branco

Resumo:

Este trabalho intenta compreender a condição do homem moderno no pensamento weiliano e, para tanto, enfrenta o tema a partir de perspectivas diversas na busca de uma compreensão abrangente. Parte-se da análise da ciência moderna, para depois considerar a categoria da Condição na estrutura lógico-filosófica do pensamento de Weil, e, em seguida, tocar o nível histórico-político numa reflexão acerca da sociedade moderna. Por fim, aborda a perspectiva moderna da história e conclui com as possíveis respostas do homem diante da sua condição: violência, arte e filosofia.

Abstract:

This essay has as a primary focus the understanding of the modern human being condition, thru the Weil perspective. For that, it studies the matter in multiple ways in order to seek for a wider comprehension of the theme. At the beginning, it starts analyzing the modern science itself and then later on, makes some considerations of the human condition thru the logical and philosophical structure of the Weil thinking. Often that, it makes a reflection about the modern society at a historical and political level. Finally, it closes with the possible answers of the making once facing the man condition: violence, art and philosophy.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19050

Palavras-Chave: Eric Weil. Homem. Modernidade. Violência. Filosofia.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.