A controvérsia acerca da concepção de "Luta Social" em Habermas e Honneth

Ano 6 n°11 2014 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Juliano Cordeiro da Costa Oliveira

Resumo:

O artigo tem como objetivo estabelecer uma comparação, no quadro teórico da Teoria Crítica, entre a concepção de Jürgen Habermas de esfera pública consensual e a proposta de luta por reconhecimento de Axel Honneth, estabelecendo uma comparação sobre a luta social no pensamento de ambos. Primeiramente, debateremos a ação comunicativa para entendermos como se situa a esfera pública na filosofia de Habermas. Em seguida, explicitaremos como Habermas atualiza a discussão da esfera pública em seus escritos mais recentes. Por último, enfatizaremos a proposta de Axel Honneth, como um modelo alternativo à teoria de Habermas. Honneth desenvolve seu modelo de Teoria Crítica à luz de uma concepção inspirada no jovem Hegel, a saber: a luta por reconhecimento.

Abstract:

The present paper aims to establish a comparison, in the theoretical framework of the Critical Theory, between Jürgen Habermas’ conception of consensual public sphere and the proposal of struggling for recognition of Axel Honneth, with a comparison of the social struggle in the thinking of both. First, we will discuss the communicative action to understand how the public sphere lies in the philosophy of Habermas. Then, we will make explicit how Habermas updates the discussion of the public sphere in his most recent writings. Lastly, we will emphasize the proposal of Axel Honneth, as an alternative model to the theory of Habermas. Honneth develops his model of critical theory in the light of a design inspired in the young Hegel, namely: the struggle for recognition.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19055

Palavras-Chave: Teoria crítica. Esfera pública. Luta por reconhecimento. Ação comunicativa.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.