Senso-percepção e saber no Fédon
Ano 6 n°12 2014 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: José Trindade dos Santos
Resumo:
O objetivo deste texto é propor uma interpretação da primeira seção do argumento da anamnese, no Fédon, que “salve” as “senso-percepções” (aisthêseis) das críticas a que são submetidas noutras seções do diálogo. Ao contrário do que em muitos lugares se afirma, as senso-percepções não só constituem o momento inicial da reminiscência da Formas, como elas próprias promovem o “conhecimento” do sensível pelo fato de sempre se “referirem” às Formas inteligíveis.
Abstract:
The aim of this paper is to propose an interpretation of the first section of the argument on Anamnesis, in the Phaedo. My objective is to “save” “sense-perceptions” (aisthêseis) from the criticism they are submitted to in other sections of dialogue. Contrary to what is stated in many places, sense-perceptions are not only the initial moment of the reminiscence of Forms, as they themselves promote the “knowledge” of the sensible world through their “reference” to Forms.
ISSN: 19844255
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19059
Palavras-Chave: Senso-percepção. Episteme. Fédon. Platão.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.