Notas sobre a loucura no Fedro de Platão

Ano 6 n°12 2014 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Maria Aparecida de Paiva Montenegro

Resumo:

No presente artigo, a loucura é abordada como o tema que une as temáticas centrais do Fedro: amor e retórica. Outrossim, pretende mostrar que o diálogo sugere a presença de um fundo irracional no cerne do lógos, podendo mesmo ser pensado como uma peça de retórica na qual Platão visa contrapor os modos pelos quais o retórico/sofista e o filósofo lidam com essa loucura intrínseca à racionalidade.

Abstract:

In the present paper, madness is considered the very subject which connects the main issues of the Phaedrus: love and rhetoric. Besides, it aims to point out that the dialogue suggests the presence of an irrational basis on the very core of logos, such that it could be even thought as a rhetorical play by means of which Plato intends to contrast the ways rhetorician/sophist and philosopher deals with that madness which is essential to rationality.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19060

Palavras-Chave: Fedro. Loucura. Lógos.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.