Sêneca e a sátira ao Imperador Cláudio

Ano 6 n°12 2014 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: José Carlos Silva de Almeida

Resumo:

Este artigo apresenta uma obra prima da sátira romana escrita por Lúcio Aneu Sêneca, na qual o Imperador Cláudio, ao invés de se tornar um deus após a sua morte, é transformado em uma “abóbora”, imagem de um tolo, que já em vida tinha sido objeto de risos por seus defeitos físicos e morais na corte romana e entre os súditos.

Abstract:

This article presents a masterpiece of Roman satire written by Lucius Annaeus Seneca, in which the Emperor Claudius, instead of becoming a god after his death, is transformed into a “pumpkin”, image of a fool, who in life had been the object of laughter for his physical and moral defects in the Roman court and among the subjects.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19063

Palavras-Chave: Sêneca. Cláudio. Sátira. Apotheosis. Apokolocyntosis.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.