Alcibíades e a rima entre amor e dor

Ano 6 n°12 2014 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Jovelina Maria Ramos de Souza

Resumo:

O presente artigo retoma o tratado Sobre o riso e a loucura, sobretudo a Carta 17, de Hipócrates a Damageto, para tratar da relação amorosa de Sócrates e Alcibíades, pensando cada um deles movidos por modos distintos de loucura (mania) e afecção (pathos). Não pretendo estabelecer uma mera oposição entre os dois personagens do Banquete, mas mostrar que Platão incorpora e revaloriza, na escrita desse diálogo, o movimento entre as diversas dimensões do psiquismo, presentes tanto no elogio de Sócrates/Diotima como no do eterno apaixonado por Sócrates. O contraponto proposto envolve a noção de cuidado de si, situada na dicotomia desmedida (hybris)-reflexão (dianoia).

Abstract:

This article aims to resume one of the pseudepigraphic writings of Hippocrates, especially the Letter 17, to approach the amorous relationship of Socrates and Alcibiades, thinking each one of these characters as driven by different kinds of madness (mania) and affection (pathos). I do not intend here to stablish a mere opposition between these two characters of the Symposium, but to show how Plato incorporates and revalues in the writing of this dialogue the actual movement between different dimensions of the psyche, found both in the speech of Socrates/Diotima as in the praise of the everlasting lover of Socrates. The counterpoint I propose involves the notion of self-care, placed in the dichotomy ‘excess’ (hybris) and ‘understanding’ (dianoia).

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19064

Palavras-Chave: Platão. Banquete. Loucura. Desmedida.Reflexão.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.