A natureza da alma como um intermediário

Ano 6 n°12 2014 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Hugo Filgueiras de Araújo; Iraquitan de Oliveira Caminha

Resumo:

O presente artigo apresenta uma reflexão acerca do discurso de Platão sobre a postulação de uma possível tese sobre a natureza da alma. O texto se dedica a elencar os argumentos do Fédon que considera a alma com uma realidade simples e a fim das uma das Formas, imutáveis, em contraposição aos discursos do Timeu e do Fedro com a tese da tripartição. Concluímos que para a solução do problema Platão sugere, nas entrelinhas dos textos em questão, que é a psykhé é um intermediário (metaxú) entre as Formas e alguns atributos da sensibilidade.

Abstract:

This paper presents a reflection on Plato’s speech about the postulation of a possible thesis on the nature of the soul. The text is dedicated to list the Phaedo the arguments that consider the soul with a simple reality and the end of one of the forms, unchanged, in contrast to the speeches of the Timaeus and the Phaedrus with the thesis of the tripartite. We conclude that for the solution of the problem Plato suggests, between the lines of text in question, which is the psykhe is an intermediate (metaxu) between the forms and some attributes of sensitivity.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19066

Palavras-Chave: Platão. Alma. Metaxu.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.