Mania e epithymia em Platão: um estudo do Fedro e Banquete

Ano 6 n°12 2014 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Adail Pereira Carvalho Junior

Resumo:

Platão, no diálogo Fedro, apresenta Eros no papel de uma força irracional que possui ligação com a manía (delírio), cujas diversas formas, de acordo com o segundo discurso de Socrátes, não são todas negativas. No Banquete, Eros assume, de forma particular, uma dimensão constitutiva como epithymia (Desejo). Com efeito, a noção de Eros tanto como forma positiva de manía, quanto de epithymia tem um lugar de destaque na filosofia de Platão, pois adquire o papel de motor essencial da vida humana, incluindo-se aí a própria atividade filosófica.

Abstract:

Plato in the Phaedrus dialogue, presents Eros in the role of an irrational force that has a connection with mania (delirium), whose various forms, according to the second speech of Socrates, are not all negative. In the Banquet, Eros takes a special way, a constitutive dimension as epithymia (Wish). Indeed, the notion of Eros as both positive form of mania, as of epithymia has a prominent place in the philosophy of Plato, it takes the role of a key driver of human life, including there in the very philosophical activity.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19070

Palavras-Chave: Eros. Mania. Epithymia. Platão.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.